Por que a Elisa cozinha?
- Elisa Orlandi
- 23 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de ago. de 2024
Se me perguntarem quando cozinhar começou a ser importante na vida, eu vou responder que foi na minha infância.
Minha mãe, é uma mulher que trabalhou fora e sempre cuidou muito bem de mim e do nosso lar. Lembro que aos finais de semana eu ficava na cozinha com ela, observando os preparos e já criando as minhas raízes culinárias.
Ela sempre me conta a história dos nhoques de batata. Minha mãe fazia essas delícias do zero, com pouca farinha (como tem que ser) e servia com o seu molho de tomate. Como é uma receita que exige tempo e dedicação, era um prato de final de semana.
A gente morava em uma casa, e do meu pequeno tamanho como criança, eu lembro de uma cozinha grande. Nela tinha uma mesinha embutida, que minha mãe puxava, limpava bem e passava farinha para a gente fazer os rolinhos com a massa do nhoque e cortá-los. Com meu dedo eu fazia uma pressão no meio da massa, e decorava com um "afundadinho".
O próximo passo era ferver água em uma panela, tinha que fazer aquelas bolhas que sobem na superfície, minha mãe falava. E a gente ia jogando os nhoques, um a um. Eu ficava olhando, cuidando para ver quando já estavam boiando na superfície. Era hora de tirar e colocar na travessa, onde seria servido com o molho.
Outra memória afetiva da cozinha que eu tenho, envolve meu pai. Uma vez estávamos de mudança para uma nova cidade, e não conseguimos achar um novo apartamento antes das minhas aulas começarem. Então eu vim com meu pai antes. O café da manhã sempre foi uma refeição importante no meu dia, e tinha vezes que minha mãe preparava banana na frigideira com manteiga e canela.
Na noite anterior eu tinha preparado umas linguiças para o jantar, e no dia seguinte meu pai foi fazer as bananas para eu comer. Aproveitou a gordurinha das linguiças, e ficou muito gostoso.
Então cozinha para mim é isso, é afeto. É demonstração de amor. Eu gosto de explorar receitas, gosto de fazer a comida do dia a dia, gosto de reunir amigos e preparar um prato enquanto todos conversam.
Aqui vou compartilhar estas experiências e receitas que na maioria das vezes serão preparadas na minha cozinha:

Ah, importante esclarecer alguns pontos:
As fotos não são profissionais, tiro com meu celular e do jeito que consigo.
O blog não terá redes sociais (a não ser que eu fique muito doida).
Não vou criar um canal no YouTube para gravar vídeos de receitas, vai ser tudo escrito e fotografado.
Até o nosso próximo encontro!
Ansiosa pela jornada ☺️