top of page
Buscar

Um sábado chuvoso e a quiche do que tinha na geladeira

  • Foto do escritor: Elisa Orlandi
    Elisa Orlandi
  • 25 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Dia frio aqui na minha cidade hoje. Frio acompanhado de chuva. E a vontade de comer algo quente, gostoso e reconfortante (mesmo depois de tomar um chocolate quente de tarde) chegou sem pedir licença.


Mas antes de tudo, precisei dar uma geral na cozinha. A verdade é que eu não consigo começar a cozinhar com bagunça na cozinha. Parece que todo o processo não vai fluir se as coisas não estiverem limpas e no seu lugar.


Para acompanhar a organização da bagunça e a limpeza das louças, fiz uma xícara de chá. E tomei na companhia de um exótico pinguim de geladeira.


Tudo organizado, hora de cozinhar. O prato escolhido desta vez: quiche. Parece algo rebuscado, mas não. É simples de fazer e os ingredientes necessários são básicos e é bem possível que você tenha na sua casa também.


A massa que é base do quiche é a Briseé, feita com manteiga, sal, farinha e água gelada.


A receita indica a seguinte medida de ingredientes:


  • 200 g de manteiga gelada;

  • 1 xícara de farinha;

  • 50 ml de água gelada;

  • 1 pitada de sal;


Para fazer é só misturar tudo com a mão até dar o ponto. Eu só tinha 120g de manteiga e fiz com isso, decidi correr o risco e deu certo (mas nem sempre o improviso vai funcionar).


Para a massa parar de grudar na minha mão, quando tudo já estava bem misturado, eu precisei colocar mais um pouco de farinha. Se isso acontecer com você também, vá adicionando mais farinha aos poucos. Farinha em excesso vai deixar a sua massa pesada e quebradiça, então vá com calma.


Enquanto você mistura tudo, pré-aqueça o seu forno na temperatura de 200°C.


Com a massa pronta, abra-a com as mãos em uma forma de fundo removível subindo pelas laterais. Asse por 15 minutos.


Enquanto espera, é hora de preparar o recheio.


A base do recheio da quiche são ovos e creme de leite. Como eu tinha nata em casa e já estava aberta há alguns dias decidi usá-la. Além da base, você precisa pensar qual será o "sabor" da sua quiche. Pode fazer a tradicional quiche Lorraine com bacon, ou usar a sua criatividade e o que está disponível.


Eu tinha vagem, cenoura, cebola roxa, um tomate e um queijo curado no vinho tinto (compramos em uma feirinha de uma cidade do interior aqui pertinho). Piquei a vagem, cenoura e cebola. Em uma frigideira com azeite e alho, refoguei estes ingredientes. O tomate eu só piquei e removi a parte das sementes para não "aguar" a base da quiche.


Quebrei 4 ovos (separei 5, mas no meio do caminho achei que 4 seriam suficientes), bati até ficarem bem homogêneos e juntei uns 120 ml de nata. Misturei bem e temperei com sal e pimenta. Coloquei os tomates e os vegetais refogados.


Tirei a massa do forno e adicionei o recheio. Para evitar vazamentos no forno, antes de adicionar o recheio na massa, coloquei a forma da quiche dentro de uma forma de pizza. Deixei assar por 30 minutos na temperatura de 180°C.


Quando os 30 minutos já estavam perto do fim, na casa já dava para sentir aquele cheiro gostoso de comida boa. Foi só o tempo de colocar a mesa que o forno apitou, avisando que era hora de comer.


Para desenformar e servir não tem muito mistério. Passe uma faquinha na borda da forma, soltando bem as laterais (a quantidade generosa de manteiga facilita esse processo). Apoie a forma em um copo e puxe a lateral para baixo. Confia que vai dar certo. Aqui deu. :)


E se você quiser pode fazer uma quiche aí para aquecer a sua noite junto com uma taça de vinho.





 
 
 

1 Comment


André Cantarino
André Cantarino
Aug 26, 2024

amei ;)

Like

RECEBA AS NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

© 2024 por A ELISA COZINHA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page